Está em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) a exposição “Ney Matogrosso”. A mostra traça um percurso cronológico pela carreira do artista, desde sua estreia como vocalista do grupo Secos & Molhados até seu álbum mais recente, “Nu com minha música”. A curadoria é de André Sturm, diretor-geral do MIS, com projeto expográfico dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá, e textos do jornalista Julio Maria, autor da biografia “Ney Matogrosso – a biografia”, lançada em 2021.
Horários de visitação e ingressos
A exposição “Ney Matogrosso” está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 20h; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Os visitantes podem permanecer no espaço até uma hora após o último horário de entrada. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Às terças-feiras, a entrada é gratuita, com retirada de ingressos exclusivamente na bilheteria física do MIS. O mesmo ingresso dá acesso também à exposição “Jovem Guarda”, em cartaz no museu.
Destaques da exposição
A mostra está dividida em seis áreas e exibe centenas de elementos têxteis, incluindo figurinos e adereços usados por Ney Matogrosso em shows e videoclipes. Além disso, apresenta documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Destaque para a coleção de mais de duzentos itens de indumentária do artista, que vai desde calçados até adereços de cabeça. Esses itens abrangem um período que vai da década de 1970 até os anos 2000. O próprio Ney cedeu essas peças ao SENAC São Paulo, que as mantém e preserva. É a primeira vez que a coleção completa é exibida ao público.
A exposição também exibe elementos cenográficos criados pela Paris Entretenimento para o filme “Homem com H”, com lançamento previsto para maio de 2025. O filme é dirigido por Esmir Filho e tem Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso. Os visitantes também podem assistir a trechos de uma entrevista do artista ao Notas Contemporâneas, gravado em comemoração aos 45 anos do museu. A mostra ainda inclui fotografias emblemáticas de todas as fases da carreira de Ney, feitas por fotógrafos renomados como Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.
Curso sobre Ney Matogrosso em março
Complementando a exposição, o MIS-SP oferecerá em março o curso “Moda, música e transgressão“, que mergulha no universo estético e performático de Ney Matogrosso. As aulas analisarão os figurinos e adereços usados pelo artista em seus shows, explorando as conexões entre moda e música e destacando os diálogos entre estilistas, movimentos culturais e a construção de identidades ao longo da segunda metade do século XX. O curso ocorrerá presencialmente nos dias 25 e 28 de março e 1, 4, 8, 11, 15 e 22 de abril, às terças e sextas-feiras, das 19h às 21h.
Aproveite a exposição “Ney Matogrosso” para conhecer de perto a trajetória e a contribuição artística de um dos maiores ícones da música brasileira.
Crédito foto: Madalena Schwartz / Acervo Instituto Moreira Salles