O Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” chega à sua 30ª edição com uma programação especial. De 3 a 13 de abril, São Paulo e Rio de Janeiro recebem 85 filmes de 30 países. As sessões são gratuitas e ocorrem em cinemas e centros culturais das duas cidades.
Festival Internacional de Documentários exibe produções de todo o mundo
O evento divide-se em mostras competitivas e não competitivas. Assim, o público pode conferir longas, médias e curtas-metragens nacionais e internacionais. Além disso, o festival homenageia dois grandes nomes: o brasileiro Vladimir Carvalho e o britânico Humphrey Jennings.
“Queremos celebrar três décadas de histórias reais”, diz a organização. Dessa forma, a edição traz retrospectivas e filmes marcantes da trajetória do evento. Entre eles, destaque para “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho.
Programação gratuita e atividades paralelas
Em São Paulo, as sessões ocorrem no CineSesc, Cinemateca Brasileira, IMS Paulista e Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as exibições acontecem na Estação NET Botafogo e Estação NET Rio. Portanto, os interessados devem retirar ingressos uma hora antes de cada sessão.
O festival também oferece atividades extras. Nos dias 10 e 11 de abril, um seminário reúne cineastas premiados em edições passadas. Além disso, a 22ª Conferência Internacional do Documentário ocorre nos dias 8 e 9 de abril.
Homenagens e clássicos do cinema documental
Vladimir Carvalho, falecido em 2024, ganha retrospectiva com nove longas-metragens. Já Humphrey Jennings, pioneiro do documentário poético, tem sua obra revisitada. Afinal, ambos deixaram legados importantes para o gênero.
A mostra “Especial 30!” exibe três documentários históricos. “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes” e “Noel Field – A Lenda de Um Espião” estão entre os vencedores das primeiras edições.
Acesso ampliado e streaming
Quem não puder comparecer às salas de cinema terá outra opção. A plataforma Itaú Cultural Play exibirá parte da programação entre 14 e 30 de abril. Serão seis curtas da competição brasileira e quatro de Vladimir Carvalho.
Não perca essa celebração do cinema documental. Afinal, o Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” segue como um dos mais importantes do gênero no país.