Sesc Pinheiros recebe a imersão da fotografia brasileira,’Retratistas

Em cartaz

01/janeiro a 01/janeiro de 1970

Segunda a sexta, das 10h às 21h

Ingressos: Grátis

Informações

Sesc Pinheiros recebe a imersão da fotografia brasileira,’Retratistas

Avenida Industrial, 1740. Bairro Campestre - Santo André - SP.

Classificação

A exposição "Retratistas do Morro" no Sesc Pinheiros destaca a história da fotografia brasileira, focando na comunidade do Aglomerado da Serra. Entrada gratuita até 20 de novembro.

A exposição “Retratistas do Morro” no Sesc Pinheiros é uma imersão nas raízes da fotografia brasileira, com foco na região do Aglomerado da Serra, ao Sul de Belo Horizonte. Esta mostra destaca o trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, curada pelo pesquisador e artista visual Guilherme Cunha.

O projeto “Retratistas do Morro” teve início em 2015, com a missão de contar a história da fotografia, seus pioneiros e raízes no Brasil, por meio de retratos capturados por pessoas em todo o país. Uma extensa pesquisa de mapeamento e catalogação permitiu a restauração do acervo desses artistas, contribuindo para a preservação da fotografia brasileira.

A exposição no Sesc Pinheiros reúne cerca de 250 mil negativos, que agora fazem parte do acervo. Essas imagens oferecem uma perspectiva histórica única do Aglomerado da Serra, capturando a vida da comunidade por meio das lentes dos fotógrafos e das memórias das pessoas que viveram lá.

A mostra apresenta dois personagens principais:

João Mendes, um dos primeiros fotógrafos do bairro Serra, em Belo Horizonte, onde estabeleceu a renomada “Foto Mendes.” Ele era conhecido por retratar as clássicas fotos 3×4 para documentos, além de registros de formaturas e cartões postais que eram enviados como lembranças.

Afonso Pimenta, originário de São Pedro do Suaçuí, mudou-se para Belo Horizonte para ajudar em casa e, inicialmente, foi assistente de João na “Foto Mendes.” Foi durante esse período que ele aprendeu sobre fotografia ao revelar as imagens. Sua carreira como fotógrafo profissional se consolidou quando começou a documentar os bailes Soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes. Pimenta acompanhou e registrou importantes momentos culturais do movimento Black na região.

A exposição “Retratistas do Morro” é uma oportunidade única para apreciar o trabalho desses talentosos fotógrafos e mergulhar na história visual do Brasil. A entrada é 100% gratuita, e a exposição estará em exibição no Sesc Pinheiros até 20 de novembro de 2023. Não perca essa chance de explorar nosso valioso patrimônio cultural brasileiro.

Compartilhe

Fale conosco

Após preencher os dados você será redirecionado(a) para o WhatsApp.